-
Arquitetos: EB Arquitetos
- Área: 46 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Joana França
Descrição enviada pela equipe de projeto. Projeto de reforma de apartamento simples e compacto.
A planta original era bastante segmentada e escura. Cômodos desconexos e qualidade espacial pobre. O projeto deveria seguir uma linha muito simples, precisa e de baixo custo.
Retiramos as paredes divisórias da cozinha e área de serviço, assim como da estreita sala e do primeiro dormitório que foi eliminado. A nova cozinha seria completamente integrada à sala de estar e à sala de jantar, permitindo que todos esses espaços pudessem ser iluminados e ventilados nos dois extremos. Agora a luz entra abundantemente.
O pilar central ficou exposto em concreto aparente. Piso vinílico foi aplicado em todos os cômodos e trouxe unidade e amplitude. A cozinha possui uma única bancada que se estende ao longo de paredes periféricas revestidas em tijolo bruto, abrigando todos os equipamentos incluindo-se maquinário da área de serviço.
O mesmo tijolo reveste parte da laje de teto da cozinha e viga superior. Nela, pende cabo de aço que sustenta mesa metálica oblonga suspensa - uma homenagem às tradicionais mesas de bares brasileiros, tão tradicionais e populares.
As curvas da mesa oblonga se repetem na curva da parede de tijolos do extremo da cozinha e também no detalhe do nicho de iluminação localizado no grande painel luminoso da única parede branca da sala. Mantivemos o antigo sanitário que recebeu lajota cerâmica branca retangular que modulou o nicho interno que perpassa o box e a cuba esculpida em pedra.